domingo, julho 30, 2006

Relacione ciência, tecnologia, seus aspectos positivos e negativos:

A Usina de Três Gargantas, na China.

No maior rio da China, Yang Tse está sendo construída uma represa que será concluída em 2009, capacidade de 18.200 MW, que superará a de Itaipu, atualmente a maior do mundo. O lago de 1.084 km2 formado pela represa de Três Gargantas submergirá 160 vilas e cidades. Seus 1,3 milhões de habitantes serão removidos e receberão novas casas. A obra aumentará 10% a produção de eletricidade daquele país, que utiliza usinas a carvão altamente poluidoras e permitirá a navegação pelo rio. Por outro lado, os efeitos ambientais danosos são muitos: aumento da poluição da água, soterramento de regiões arqueológicas, de cidades e de três imensos canyons, perigo de transbordamento do rio na época das grandes enchentes, etc. (Bibliografia: COELHO, Marcos de Amorim, TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2001, 379).

Reflexão

A Decadência da Ciência

Ouve-se dizer que a ciência está actualmente submetida a imperativos de rentabilidade económica; na verdade sempre foi assim. O que é novo é que a economia venha a fazer abertamente guerra aos humanos; já não somente quanto às possibilidades da sua vida, como também às da sua sobrevivência. Foi então que o pensamento cientifico escolheu, contra uma grande parte do seu próprio passado antiesclavagista, servir a dominação espectacular (da sociedade de consumo). Antes de chegar a este ponto, a ciência possuía uma autonomia relativa. Então sabia pensar a sua parcela da realidade e, assim, tinha podido contribuir imensamente para aumentar os meios da economia. Quando a economia toda-poderosa enlouqueceu, e os tempos espectaculares não são mais do que isto, suprimiu os últimos vestígios da autonomia científica, tanto no campo metodológico como no das condições práticas da actividade dos «investigadores».
Já não se pede à ciência que compreenda o mundo ou o melhore nalguma coisa. Pede-se-lhe que justifique instantaneamente tudo o que faz. Tão estúpida neste terreno como em todos os outros, que explora com a mais ruinosa irreflexão, a dominação espectacular promoveu o abate da árvore gigantesca do conhecimento científico com o único fim de dela talhar uma matraca. Para obedecer a essa última exigência social de uma justificação manifestamente impossível, mais vale não saber pensar incomodamente e, pelo contrário, estar-se bem exercitado nas comodidades do discurso espectacular. E é com efeito nesta carreira que a ciência prostituída destes tempos miseráveis encontrou agilmente, com muito boa vontade, a sua mais recente especialização. (Guy Debord, in 'Comentários à Sociedade do Espectáculo')

(FONTE: Disponível em: <http://www.citador.pt/pensar.php?op=10&refid=200502252355>. Acesso em: 30 jul. 2006).
Para saber sobre o autor - Guy Debord -, clique aqui.
Atividade:

Elaborar uma pequena reflexão, um pequeno texto (uma página do Word) relacionando o texto “A Usina de Três Gargantas, na China”, com o segundo texto “A Decadência da Ciência”. Busque, em seu texto, fazer uma relação entre ciência e suas conseqüências, entre os avanços e seus efeitos danosos.
Bom trabalho!