domingo, setembro 10, 2006

A paisagem natural do sul

Domínio das Araucárias: Área de relevo planáltico de maior altitude. O clima atuante é o subtropical, com verões quentes e invernos frios. A vegetação remanescente desse domínio é composta especialmente de pinheiro-do-paraná, também chamado de araucária, uma árvore de grande porte. Esse tipo de formação vegetal foi quase totalmente derrubada durante o século XX devido à durabilidade e ao valor comercial atingido pela araucária, muito utilizada na fabricação de móveis e na construção civil.

Domínio das Pradarias: região de relevo suave, ondulado com colinas esparsas. O clima subtropical apresenta chuvas bem distribuídas o ano todo. A vegetação é composta de gramíneas e de outras plantas rasteiras. Atualmente, boa parte das pradarias encontra-se alterada devido sobretudo à prática secular da criação extensiva de gado e, mais recentemente, à introdução das culturas de arroz, soja e trigo.


Na paisagem do sul predominam as áreas de planalto, originalmente com vegetação de campos e matas de araucária. Os pastos naturais favoreceram a ocupação pela pecuária, e os rios são bastante aproveitados para a produção de energia elétrica.



O Relevo



Em geral, os rios deságuam no mar. Na região sul, contudo, ocorre o contrário: há rios que nascem perto do oceano e correm para o interior. Isso acontece porque ali a altitude vai diminuindo de leste para oeste. Essa é uma das características do relevo da região, que apresenta grande variedade nas formas, em conseqüência da diversidade de rochas e da ação climática.

No sul, os planaltos, as depressões e as planícies estão agrupados em seis unidades de relevo:

· Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná;
· Planaltos e Serras do Leste-Sudeste;
· Planalto Sul-Rio-Grandense;
· Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná;
· Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense;
· Planícies das Lagoas dos Patos e Mirim.

Os Planaltos do Sul

Na região sul, muitos planaltos são constituídos por formações sedimentares, antigas e recentes. É o caso, por exemplo, dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. [...] no entanto os Planaltos e Serras de Leste-Sudeste, bem como o Planalto Sul-Rio-Grandense, possuem estrutura cristalina.

Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná

São os mais extensos planaltos da região Sul, ocupando mais de 50% do território. Estendem-se do Paraná do Paraná até o Rio Grande do Sul, na porção centro-oeste no limite dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa forma de relevo se aproxima do oceano Atlântico, chegando a atingir o litoral na altura da cidade de Torres (Rio Grande do Sul). Ali constituem costas altas as chamadas falésias. Originados de terrenos sedimentares que datam das eras Paleozóica e Mesozóica, esses planaltos são compostos principalmente de arenito, que são rochas menos resistentes, e de rochas vulcânicas, mais resistentes. As rochas estão dispostas em camadas alternadas e sua diferente resistência permitiu que os rios, em seu trabalho de erosão, cavassem muitos vales profundos e estreitos. São os chamados canyons, com belíssimas cachoeiras, como as cataratas da Foz do Rio Iguaçu.

O basalto é a principal rocha vulcânica dessa unidade de relevo. Ele é responsável pela origem da terra rocha, mais comum no Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul.

A borda leste desse planalto, que está em contato com a Depressão Periférica, apresenta-se sob a forma de numerosas frentes de cuesta, que recebem o nome de serra Geral, mas com diferentes denominações locais: serra da Esperança, no Paraná; serra Geral, em Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. No sudoeste desse Estado aparece uma cuesta isolada com o nome de coxilha Grande.

As altitudes diminuem de leste para oeste. No limite com a Depressão Periférica, esses planaltos apresentam altitudes mais elevadas, de cerca de 1.100 a 1250 metros; nas proximidades do rio Paraná, as altitudes chegam a atingir apenas 300 metros.

Planaltos e Serras de Leste-Sudeste

Ocupam a parte oriental da região dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, onde se estreitam e desaparecem, na medida em que os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná se aproximam do litoral. Nessa unidade de relevo surgem as áreas serranas, com destaque para a serra do Mar e os planaltos cristalinos. A serra do Mar estende-se do Rio de Janeiro até o sul das terras litorâneas catarinenses, passando por São Paulo. No Paraná, situa-se bem junto à costa, ora restringindo a largura, ora impedindo a existência de planícies litorâneas. Em alguns trechos, e formadas de meias-montanhas, inclinadas somente de um lado; em outros trechos a serra do Mar é formada de áreas onduladas mais ou menos isoladas. Ali são encontradas as maiores altitudes da região Sul, destacando-se o pico do Paraná com 1.922 metros de altura. No Paraná a serra do Mar é denominada serra da Graciosa.

As nascentes do rio Iguaçu estão localizadas na vertente oeste dessa serra. Por isso ele não corre diretamente para o mar, mas para o interior do continente, em direção ao rio Paraná.

O planalto de rochas cristalinas localizado entre a serra do Mar e a Depressão Periférica recebe o nome de Primeiro Planalto Paranaense. É formado basicamente por rochas metamórficas. A capital do Paraná foi construída sobre uma bacia sedimentar do Primeiro Planalto Paranaense. Em Santa Catarina, esse planalto restringe-se a uma pequena área no nordeste do estado.

Planalto Sul-Rio-Grandense.

É formado por terrenos cristalinos da era Pré-Cambriana e situa-se no sudeste do Rio Grande do Sul. Esse planalto sofreu um intenso trabalho erosivo e apresenta altitudes que não ultrapassam 450 metros. Suas formas são arredondadas.

As Depressões

A região Sul apresenta duas depressões, originadas do desgaste de planaltos, em conseqüência da erosão. Uma delas estende-se do Paraná a Santa Catarina; outra localiza-se no Rio Grande do Sul.

Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná

Limita-se a leste com os Planaltos de Leste e Sudeste; a oeste, com as escarpas ou frentes de cuestas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Grande parte do território do Paraná e de Santa Catarina, portanto, está sobre essa depressão.

No estado do Paraná, a Depressão Periférica apresenta altitudes mais elevadas que as do Primeiro Planalto. Sua altitude é de cerca de 900 metros, e é conhecida regionalmente como Segundo Planalto Paranaense. Ali se encontra o Parque Estadual de Vila Velha, situado próximo de Ponta Grossa. As formações rochosas são constituídas de arenito da era Paleozóica, que foram bastante trabalhadas por agentes erosivos. Observe, no mapa abaixo, a delimitação dos três planaltos paranaenses. O Terceiro Planalto corresponde aos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

Em terras catarinenses, a depressão é formada por sedimentos que datam do final da era Paleozóica e que deram origem às maiores reservas de carvão mineral do Brasil. Entre as chamadas cidades carboníferas, onde ficam essas reservas, estão Criciúma e Lauro Müller.

Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense

No Rio Grande do Sul, a parte maior e mais notável da Depressão Periférica alonga-se de leste para oeste. Ela se limita ao sul e a leste com o Planalto Sul-Rio-Grandense e ao norte a oeste com os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Tem altitude máxima de 200 metros e é banhada pelos rios Jacuí e Ibicuí. As vastas planícies fluviais são utilizadas sobretudo para a cultura de arroz.
A parte oeste dessa depressão pertence à Campanha gaúcha, uma área originalmente recoberta por campos cujos maiores centros urbanos são Bagé e Uruguaiana. Foi na Campanha que teve início a atividade pecuária, um dos fatores mais importantes do povoamento da região Sul.

Na parte leste da depressão aparece um exemplo bem caracterizado de foz em delta de origem lacustre: a do rio Jacuí ao lançar suas águas no lago Guaíba.

Planície das Lagoas dos Patos e Mirim

Originada da deposição de sedimentos marinhos e continentais, que ocorre em todo o litoral do Rio Grande do Sul, a planície das lagoas dos Patos e Mirim constitui uma área homogenia e plana, na qual há muitas lagoas, lagunas e restingas. A lagoa dos Patos é na verdade uma laguna, já que mantém comunicação direta e permanente com o oceano.

(FONTE: MOREIRA, Igor. Construindo o Espaço Brasileiro. São Paulo: Ática, 2001, p. 164-167)

Feira das Profissões

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS estará promovendo a Feira das Profissões. O evento ajuda estudantes do Ensino Médio a escolherem que curso fazerem, e, por conseguinte, que profissão seguir.

As atividades serão dias 15 e 16 de setembro das 10h às 22h. A entrada é franca.

Saiba + aqui! (Acesse o site oficial)




Aluno, fique de